sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cães e gatos recebem microchips gratuitamente em Lajeado

Método evita abandono e ajuda a encontrar os donos de animais desaparecidos



Se até pouco tempo a única forma de identificar um animal de estimação era uma coleira, o avanço da tecnologia possibilitou que cães e gatos tenham um dispositivo de apenas um centímetro que guarda inúmeras informações sob a pele. Trata-se do microchip. Nesta quinta-feira, a prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari, proporcionou a 400 animais que recebessem o dispositivo gratuitamente.

— O microchip ainda é mais eficiente do que a coleira porque não pode ser perdido pelo animal nem retirado por qualquer pessoa, a não ser mediante cirurgia — explica o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), Rodrigo Lorenzoni.

A microchipagem proporciona às autoridades públicas aumento do controle populacional de animais, instiga a posse responsável e ajuda na identificação de caninos e felinos quando estiverem desaparecidos. O processo é indolor e demora menos de um minuto, já que cada chip tem tamanho aproximado de um grão de arroz.

Segundo a secretária Simone Schneider, animais de rua recolhidos pela prefeitura já vinham recebendo microchips desde 2009. Esta é a primeira vez, no entanto, que proprietários de caninos e felinos domésticos recebem o serviço gratuitamente.

— Acreditamos que com o chip os donos vão pensar duas vezes antes de abandonar seus animais — afirma Simone.

A intenção da secretaria é, em alguns anos, chipar todos os animais de Lajeado, estimados em 20 mil. Até ontem 400 haviam recebido o dispositivo.

Em média, a aplicação de um microchip custa R$ 10. O processo não é obrigatório, no entanto, Lorenzoni, acredita que o investimento por parte dos municípios é extremamente necessário:

— É uma questão de saúde pública, porque ajuda a controlar a população animal e animais bem cuidados não transmitem doenças às pessoas. Não há um levantamento oficial do governo ou do CRMV-RS sobre quantos municípios promovem microchipagem no Estado.

Mas não dá para se alegrar muito, o valor que o artigo fala refere-se ao valor da agulha e do microchip, clínicas particulares da região estão cobrando em média R$ 150,00 para a aplicação do microchip. É claro que é uma tranquilidade, mas o valor ainda é alto, quem sabe que com essa campanha de posse responsável não consigamos microchipar nossos animaizinhos por um valor menor. Vale lembrar que os filhotinhos do Canil Yàng Guang, já saem do canil com microchip e certificado de microchipagem dentro das normas e padrões internacionais ISO 11784/11785, CE, NBR, CBKC. 


SAIBA MAIS
O que é um microchip?
É um circuito eletrônico contendo um código único e inalterável, inserido em uma cápsula, possibilitando a implantação em animais. O dispositivo não contém bateria e fica inerte.

Como é colocado nos animais?
Cada microchip fica contido em uma agulha de injeção e é colocado com a ajuda de uma seringa no lombo do animal, sem o uso de anestesia, pois não há necessidade diante da rapidez do processo (cerca de um minuto) e do pequeno tamanho do microchip (aproximadamente um centímetro).

É obrigatório?
Cada município tem autonomia para criar suas leis com relação ao microchip. No entanto, segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), é obrigatório que órgãos públicos que façam microchipagem quando promoverem mutirões de castração ou de controle de natalidade. Cães e gatos particulares não tem obrigatoriedade.

Por que colocar no seu animal?
O microchip é uma das soluções mais eficientes de resgatar seu animal em caso de roubo ou extravio. Além disso, beneficia clínicas veterinárias, pet shops, criadores de animais e autoridades a terem mais controle sobre os animais de um determinado local.

O animal pode ser rastreado?
O microchip colocado em animais não tem a função de rastreabilidade por satélites. Trata-se de um mecanismo de identificação do animal, que por sua vez, permite que este seja rastreado através de rede de cadastro.

Fonte: 
Kannenberg, Vanessa. "Coleira Digital- Microchip em cães e gatos em Lajeado". ZERO HORA, 07 de desembro de 2012. p. 51.
vanessa.kannenberg@zerohora.com.br

Versão Digital:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/12/caes-e-gatos-recebem-microchips-gratuitamente-em-lajeado-3974247.html

Cadastre seu e-mail abaixo e receba as atualizações do blog direto no seu e-mail. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário