sábado, 17 de novembro de 2012

Inteligência Canina - Pug em 57º lugar!


A compreensão a cerca da inteligência dos cães aumentou muito desde que o filósofo Descartes anunciou que "os animais não têm consciência, não são capazes de sentir". Hoje, sabemos que além de excelentes companheiros, têm uma grande capacidade de obedecer a ordens humanas.

É sobre isso que trata A inteligência dos cães, de autoria do premiado treinador de cães Stanley Coren. Ele mostra como desenvolver as habilidades dos cães, testar o Q.I. e indica as 100 raças mais inteligentes, além de indicar treinamentos e dietas especiais que tornam mais capazes os melhores amigos do homem. Coren elaborou um tratado completo sobre a linguagem e as reações mais freqüentes dos cães, com exercícios para medir a desenvoltura e a percepção dos animais.

Combinando informações científicas e psicológicas com relatos divertidos e instrutivos, o livro transformou-se num sucesso nos EUA: mais de 95 mil exemplares vendidos.
De acordo com Stanley Coren, a inteligência dos cães pode ser medida com relação à sua obediência e ao seu trabalho, porém a inteligência instintiva não está em questão nesta tabela. Em seu livro "A inteligência dos Cães" da editora Ediouro, Stanley Coren dividiu os cães em 6 grupos, que veremos a seguir:

Graduações de 1 a 10 - Corresponde aos melhores cães em termos de inteligência e obediência para o trabalho. A maioria dos cães destas raças começa a mostrar sinais compreensão de comandos simples após apenas 5 repetições e não precisam de muita prática para manter estes comandos. Eles obedecem à primeira ordem dada pelo dono/treinador em cerca de 95% dos casos, e além disso eles costumam responder a estes comandos apenas alguns segundos depois de solicitado, mesmo que o dono esteja longe fisicamente.

Graduação de 11 a 26 - são excelentes cães de trabalho. O treinamento de simples comandos são normalmente assimilados depois de 5 a 15 repetições. Os cães lembram destas ordens muito bem embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em caso de comandos mais complexos é possível notar, ocasionalmente, uma pequena demora no tempo de resposta, mas que também pode ser eliminada com a prática destes comandos. Cães deste grupo também podem demorar mais a responder se seus donos/treinadores estiverem fisicamente distantes.

Graduações de 27 a 39 - São cães de trabalho acima da média. Embora eles demonstrem um entendimento preliminar de novas tarefas simples depois de 15 repetições, em média vão precisar de 15 a 20 repetições antes que eles obedeçam de forma mais imediata. Os cães deste grupo se beneficiam enormemente de sessões extras de treinamento, especialmente no começo da aprendizagem. Depois que eles aprendem e adquirem o hábito do novo comportamento, eles geralmente retêm os comandos com uma certa facilidade. Outra característica destes cães é que eles costumam responder logo no primeiro comando em 70% dos casos, ou ainda melhor que isso, dependendo da quantidade de tempo investido no treinamento deles. A única coisa que os separa dos melhores cães em obediência é que eles tendem a demorar um pouquinho mais de tempo entre o comando dado e a resposta, além disso eles parecem ter um pouco mais de dificuldade em se concentrar no comando na medida em que o dono se distancia fisicamente deles. No entanto, quanto maior a dedicação, paciência e persistência do dono/treinador, maior o grau de obediência desta raça.

Graduações de 40 a 54 - São cães de inteligência de trabalho e obediência intermediária. Durante o aprendizado eles irão demonstrar sinais rudimentares de compreensão da maioria dos comandos após 15 a 20 repetições. No entanto, para que eles obedeçam razoavelmente serão necessárias de 25 a 40 experiências bem sucedidas. Se forem treinados adequadamente estes cães irão apresentar boa retenção e eles irão se beneficiar, definitivamente, de todo esforço extra que o dono dispensar durante o período inicial do aprendizado. Na verdade, se este esforço concentrado não for aplicado no início do treinamento, o cão parece perder rapidamente o hábito de aprender. Normalmente eles respondem no primeiro comando em 50% dos casos, mas o grau de obediência final e confiabilidade irá depender da quantidade de prática e repetições durante o treinamento. Ele também podem responder de uma forma consideravelmente mais lenta do que as raças classificadas em níveis mais elevados de inteligência.

Graduações de 55 a 69 - São cães cuja capacidade de obediência e de trabalho é apenas razoável. Às vezes é preciso cerca de 25 repetições antes que eles comecem a mostrar algum sinal de entendimento do comando novo e provavelmente serão precisas outras 40 a 80 repetições antes que eles se tornem confiáveis em tal comando. Ainda sim o hábito de responder ao comando pode parecer fraco. Se eles não forem treinados várias vezes, com extra dose de persistência, estes cães irão agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço serão necessárias para manter a performance do cão num nível aceitável. Se os donos trabalharem apenas o "normal" para manter seus cães treinados, os cães irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Estes cães parecem estar sempre distraídos e que obedecem apenas quando eles assim desejam.

Graduações de 70 a 79 - são as raças julgadas como mais difíceis, com o menor grau de inteligência de trabalho e obediência. Durante o treinamento inicial, podem precisar de de 30 a 40 repetições de simples comandos antes de mostrarem algum sinal de que fazem idéia do que se trata. Não é raro que estes cães precisem executar mais de 100 vezes um comando de forma correta, antes de se tornarem confiáveis na sua performance.



Cães mais inteligentes

1. Border Collie
2. Caniche
3. Pastor Alemão
4. Golden Retriever
5. Doberman Pincher
6. Shetland Sheepdog
7. Labrador Retriever
8. Épagneul Anão Continental
9. Rottweiler
10. Australian Cattle Dog




Excelentes cães de trabalho

11. Pembroke Welsh Corgi
12. Miniature Schnauzer
13. English Springer Spaniel
14. Belgian Tervuren
15. Schipperke
     Belgian Sheepdog
16. Collie
      Keeshond
17. German Shorthaired Pointer
18. Flat-Coated Retriever
     English Cocker Spaniel
     Standard Schnauzer
19. Brittany
20. Cocker Spaniel
21. Weimaraner
22. Belgian Malinois
     Bernese Mountain Dog
23. Pomeranian
24. Irish Water Spaniel
25. Vizsla
26. Cardigan Welsh Corgi

Cães de trabalho acima da média

27. Chesapeake Bay Retriever

     Puli
     Yorkshire Terrier
28. Giant Schnauzer
29. Airedale Terrier
     Bouvier Des Flandres
30. Border Terrier
      Briard
31. Welsh Springer Spaniel
32. Manchester Terrier
33. Samoyed
34. Field Spaniel
     Newfoundland
     Australian Terrier
     American Staffordshire Terrier
     Gordon Setter
     Bearded Collie
35. Cairn Terrier
     Kerry Blue Terrier
     Irish Setter
36. Norwegian Elkhound
37. Affenpincher
     Silky Terrier
     Miniature Pinscher
     English Setter
     Pharaoh Hound
     Clumber Spaniel
38. Norwich Terrier
39. Dalmatian

Cães de inteligência em trabalho/obediência medianos

40. Soft-Coated Wheaten Terrier

     Bedlington Terrier
     Smooth Fox Terrier
41. Curly-Coated Retriever
     Irish Wolfhound
42. Kuvasz
     Australian Shepherd
43. Saluki
     Finnish Spitz
     Pointer
44. Cavalier King Charles Spaniel
     German Wirehaired Pointer
     Black & Tan Coonhound
     American Water Spaniel
45. Siberian Husky
     Bichon Frise
     English Toy Spaniel
46. Tibetan Spaniel
     English Foxhound
     Otterhound
     American Foxhound
     Greyhound
     Wirehaired Pointing Griffon
47. West Highland White Terrier
     Scottish Deerhound
48. Boxer
     Great Dane
49. Dachshund
     Stafforshire Bull Terrier
50. Alaskan Malamute
51. Whippet
     Chinese Shar-pei
     Wire Fox Terrier
52. Rhodesian Ridgeback
53. Ibizan Hound
     Welsh Terrier
     Irish Terrier
54. Boston Terrier
     Akita

Cães de inteligência em trabalho/obediência razoáveis

55. Skye Terrier


56. Norfolk Terrier
     Sealyham Terrier
57. Pug
Inteligência canina? Que posição eu fiquei?
O que? 57º???
Oh para o cara que disse isso...





















58. French Bulldog
59. Brussels Griffon
     Maltese
60. Italian Greyhound
61. Chinese Crested
62. Dandie Dinmont Terrier
     Petit Basset Griffon Vendeen
     Tibetan Terrier
     Japanese Chin
     Lakeland Terrier
63. Old English Sheepdog
64. Great Pyrenees
65. Scottish Terrier
     Saint Bernard
66. Bull Terrier
67. Chihuahua
68. Lhasa Apso
69. Bullmastiff

Cães de inteligência em trabalho/obediência de baixo nível

70. Shih Tzu

71. Basset Hound
72. Mastiff
     Beagle
73. Pekingese
74. Bloodhound
75. Borzoi
76. Chow Chow
77. Bulldog
78. Basenji
79. Afghan Hound

Fonte:
A Inteligência dos Cães

Autor: Stanley Coren
Título nos Estados Unidos: The Intelligence of Dogs
Editora Bantam/Ediouro
Páginas 288


Cadastre seu e-mail abaixo e receba as atualizações do blog direto no seu e-mail. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário