quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ração: E agora qual a melhor?




Várias marcas, vários formatos, o que significa ser popular? standard?  premium? super premium? quando dar ao meu cãozinho uma ração especial? E agora qual a melhor?
Quem nunca se perguntou sobre isso?
Eu já me perguntei milhares de vezes, cada dia aparece uma marca nova, um formato novo que promete ser mais agradável para a dentição do cão, ser mais digisserá que se faz necessário comprar a ração específica da raça, o que uma ração deve ter para ser considerada boa?
Passo a transcrever aqui informações que colhi seja na internet, conversa com veterinários, outros criadores.


A Anfal Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação) classifica atualmente as rações em:

- Econômica (ou Básico)
Exigências para a Anfal Pet classificar uma ração como “Econômica”: análise química comprovando os níveis de ômega 3 e ômega 6 (se mencionados no pacote), comprovação da existência de nutrientes funcionais – como condroitina, por ex. (se mencionados no pacote) análises microbiológicas e Boas Práticas de Fabricação implementadas na empresa.

- Standard (ou Padrão)
Exigências para a Anfal Pet: além daquelas necessárias para as rações de nível “Econômico”, é necessária a comprovação dos teores de ácido linoléico.

- Premium (ou Prêmio)
Exigências para a Anfal Pet: além daquelas necessárias para as rações de nível “Standard”, comprovação da digestibilidade total (a “absorção” da ração pelo organismo do cão, por assim dizer) maior ou igual a 75%, digestibilidade da proteína bruta maior ou igual a 75%, digestibilidade do extrato etéreo (“gordura”, grosso modo) maior ou igual a 85%, digestibilidade dos extrativos não-nitrogenados (“carboidratos”) maior ou igual a 80%, valores de energia metabolizável obtidas in vivo e análise dos teores de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D e E).

- Super Premium (ou Super Prêmio)
Exigências da Anfal: além daquelas necessárias para as rações de nível “Standard”, comprovação da digestibilidade total maior ou igual a 80%, digestibilidade da proteína bruta maior ou igual a 80%, digestibilidade do extrato etéreo maior ou igual a 90%, digestibilidade dos extrativos não-nitrogenados maior ou igual a 85%, valores de energia metabolizável obtidas in vivo e análise dos teores de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D e E) e também as do complexo B, além da formulação (a lista de ingredientes) ser fixa, sem eventuais substitutos.


A alimentação do seu cão é muito importante, por isso as maiores empresas pet food, já possuem rações específicas para a maioria das raças (boxer, bulldog francês, bulldog inglês, dachshung, Golden retriever, labrador retriever, maltês, schnauzer mini, Pastor alemão, pug, Rottweiler, shih tzu, West highland White terrier, yorkshire terrier), e isso é muito importante pois cada raça, principalmente por seu tamanho necessita de quantidade diferente de nutrientes, por exemplo não dá para dar a mesma quantidade de cálcio para um Golden retriever e um York, ou a mesma quantidade de proteína e lipídios para um cão ativo com um labrador e um cães mais “tranquilos” como pug e bulldog. Por isso que ler e entender os rótulos dos sacos de ração chega a ser mais importante que saber o que é premium e super premium, ou standard.
Já vimos que as rações populares e standard são as mais comerciais, ou seja, mais fáceis de serem encontradas, encontramos em qualquer supermercado e agropecuária, além de serem também as mais baratas, meu conselho, não se prenda ao barato, analise primeiro o custo benefício.

Por isso vamos entender um pouco para que servem cada um dos nutrientes para não sermos mais passado para trás por marcas que se dizem premium e não o são:

Carboidrato - encontrado predominantemente em vegetais, melhora o funcionamento do organismo e dá energia.

Lipídios – são as gorduras (manteiga, banha, sebo, ovos, gorduras de aves, óleos de peixes, sementes oleaginosas. Dá energia e fornece os ácidos graxos essências (ômega 3 e 6), mas cuidado, em excesso pode causar obesidade.

Proteínas – presente nas carnes, peixes, ovos, laticínios, glúten de cereais, lentilhas, ervilhas, levedura e soja. Fonte de energia, e principal componente, seja na geração como na regeneração.

Minerais:
Cálcio – transferência de informações entre as células, além de principal componente dos ossos, é o que dá o esqueleto sólido. Sua falta causa a osteofibrose e seu excesso a calcificação.

Fósforo – assim como o cálcio também dá a solidez ao esqueleto, além de ajudar na distribuição de energia ATP e transporte da programação genética. Deve se ter cuidado em cães com problemas de insuficiência renal.

Potássio – Mantém o equilíbrio entre a pressão interna e a externa, ajuda a metabolizar a energia.

Sódio – assim como o potássio ajuda na manutenção do equilíbrio da pressão interna e externa, além disso fonte importante para o metabolismo energético da célula e regulação do equilíbrio hídrico.

Magnésio – bom funcionamento das transmissões nervosas e contrações musculares, contribuindo para o metabolismo energético como um todo.

Zinco – essencial para o transporte de vitamina A, tem papel importante na reprodução, integridade da pele e qualidade do pelo.

Ferro – principal constituinte da hemoglobina, ajuda na respiração celular. Utilizado na prevenção e tratamento de anemia.

Manganês – qualidade dos ossos e cartilagens, deve-se ter atenção redobrada durante o crescimento.

Além de saber identificar o que tem nas rações e o que está faltando nelas, também deve se levar em conta a idade do seu pet, cada idade dele ele terá uma necessidade diferente, por exemplo fêmeas gestantes e filhotes devem comer ração para filhotes pois tem uma grande quantidade de cálcio, cães com propensão a aumento de peso e ociosos devem se alimentar com uma ração light de excelente qualidade, cães castrados tem que ser alimentados com ração com pouco sal, para não ter problemas renais e assim por diante.

A melhor coisa a fazer na hora de escolher a ração é ter uma conversa com seu veterinário, ele com certeza vai te ajudar a fazer uma excelente escolha.


Esperamos ter ajudado!!!
Bon Appétit!!!


Cadastre seu e-mail abaixo e receba as atualizações do blog direto no seu e-mail. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário